quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Expansão do amor


Através do mérito das ações virtuosas
Que realizei e irei realizar
Possam todos os seres sencientes aspirar
À mais alta iluminação.
Que todos os seres sencientes possam ter faculdades cristalinas,
Livramento de todas as condições de opressão,
Liberdade de ação,
E engajamento no modo de vida correto.
Também possam todos os seres sencientes
Ter jóias em suas mãos,
E possam todas as necessidades ilimitadas da vida permanecer
Dormentes enquanto houver existência cíclica.
Possam todas as pessoas de todos os tempos
Nascer de maneira vantajosa.
Possam todos os seres sencientes ter
A inteligência da sabedoria e as pernas da moralidade.
Possam todos os seres sencientes ter compleição prazeirosa,
Bom físico e grande esplendor,
Aparência agradável, distância da doença,
Força e longa vida.
Possam ser todos hábeis nos meios de extinguir o sofrimento
E ter a liberação de toda dor,
Inclinação à prática espiritual,
E grande abundancia de ensinamentos espirituais.
Possam eles ser adornados por amor, compaixão, alegria,
Mente serena sem emoções aflitivas,
Generosidade, moralidade, paciência, esforço,
Concentração e sabedoria.
Completando as duas acumulações, de mérito e sabedoria,
Possam eles, fisicamente, ter traços brilhantes e belas características,
E possam eles cruzar sem interrupção
Todo o percurso do desenvolvimento espiritual
Possa eu também ser adornado completamente
Com essas e todas as outras boas qualidades,
Ser libertado de todos os defeitos,
E ter amor superior por todos os seres sencientes.
Possa eu aperfeiçoar todas as virtudes
Pelas quais todos os seres sencientes têm esperança,
E possa eu sempre aliviar
O sofrimento de todos os seres corporificados.
Possam aqueles seres de todos os mundos
Que estão aflitos em medo
Se tornar totalmente corajosos
Mesmo apenas por ouvir meu nome.
Por me ver ou pensar em mim ou apenas escutando meu nome
Possam todos os seres alcançar grande alegria,
Naturalmente livres do erro,
Decididamente em direção à completa iluminação,
E às cinco clarividências
Através do seu fluxo de vidas.
Possa eu sempre, de todas as maneiras, trazer
Ajuda e felicidade a todos os seres sencientes.
Possa eu sempre, sem causar danos,
Simultaneamente parar
Todos os seres de todos os mundos
Que queiram cometer ações negativas.
Possa eu sempre ser um objeto de alegria
Para todos os seres sencientes de acordo com seu desejo
E sem interferência, como o são a terra,
Água, fogo, vento, ervas e florestas selvagens.
Possa eu ser tão querido aos seres sencientes como suas próprias vidas,
E possam eles ser ainda mais queridos a mim.
Possam suas ações negativas frutificar em mim,
E todas as minhas virtudes frutificar neles.
Enquanto houver um único ser senciente,
Em qualquer lugar, que não esteja liberto,
Possa eu permanecer no mundo, para o bem desse ser
Embora eu tenha alcançado a mais alta iluminação.
Se o mérito de dizer isso
Tivesse forma, ela nunca caberia
Em conjuntos de mundos tão numerosos
Quanto os grãos de areia do Rio Ganges.

O Iluminado assim disse,
E a razão disso é:
A infinidade do mérito de desejar ajudar infinitos reinos
De seres sencientes é como a infinidade desses seres.
(Nagarjuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário