sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reconhecer-se









Como poderiam as gotas de água reconhecerem-se como sendo um rio?
E, no entanto, o rio flui.
(Antoine de Saint-Exupéry)

Um comentário:

  1. Eu Sou Eterno
    Há momentos estranhos em minha vida...
    Momentos em que eu vivo a minha eternidade em toda a sua [plenitude,

    Na fração de um segundo...
    Para além de tempo e espaço,
    Numa zona de inexplicável ultra vidência...
    Nesse momento atômico eu vivo a minha eternidade potencial,
    E sei que ela pode vir a ser eternidade atual...
    Nesses momentos eternos, o pensamento de ¨não-existir¨
    Me parece flagrantemente absurdo e impossível...
    Nesses momentos sem fim, quando Eu e o Eterno somos um,
    Sei que o meu existir individual pode eternizar-se
    Pela integração no Ser Universal...
    E, se alguém me pedisse ¨prova científica¨ da imortalidade,
    Eu o tomaria por insensato,
    Como quem me pedisse prova da minha própria existência,
    A certeza que eu tenho por experiência direta
    É mil vezes mais do que todos os tentames de analises [indiretas.
    Se a minha intima essência é o Ser Eterno,
    Porque não poderia a minha externa existência
    Intergrar-se para sempre na Realidade Universal,
    Sem perder a sua individualidade humana?...
    Quando, porem, essa consciência meridiana do meu ser-eterno
    Passa por eclipses temporários,
    Quando a sua pleni-luz declina rumo á semi-luz-
    Então é possível que eu, na minha incipiência,
    Recorra a ¨argumentos científicos¨
    Para demonstrar a minha imortalidade.
    Onde quer que exista incerteza surge o desejo de narcotizar [essa dúvida
    Como entorpecentes de ¨provas científicas¨...
    O que se vive é certo – o que se prova é apenas provável...
    Eu só sei o que sou – não sei o que não sou.
    Só o contato com o intimo ser dá certeza real –
    E não o simples pensar ou analisar...
    Do simples crer pode haver retorno ao não-crer –
    Mas do verdadeiro saber não há regresso para o não-saber...
    Saber não é entender, viver experencialmente...
    Quem saboreou, por um momento que seja, a sua imortalidade
    Esse sabe como ela sabe – e nunca mais pode duvidar ou [não-saber...
    E ainda que a humanidade em peso negasse o que eu afirmo [por experiência,
    Eu o afirmaria com infalível certeza e segurança...
    Todos os ateísmos e materialismos do mundo
    Não podem abalar a certeza do que eu sei,
    Porque eu sei o que sou...
    Eu sou eterno...
    A VOZ DO SILÊNCIO
    POEMAS CÓSMICOS PARA INICIANDOS E INICIADOS
    HUBERTO ROHDEN
    LIVRARIA FREITAS BASTOS S/A.
    RJ/SP - 1963 – pg 7/8

    ResponderExcluir