terça-feira, 9 de julho de 2013

(Com)paixão



Nós sabemos o que é paixão; por isso não é muito difícil entender o que a compaixão poderia ser. 
Paixão significa um estado de febre biológica – ela é quente, você fica quase possuído por energias biológicas inconscientes. Você não é mais senhor de si mesmo, é só um escravo.
Compaixão significa que você transcendeu a biologia, que você transcendeu a fisiologia. Você não é mais um escravo, você se tomou um mestre. 
Agora você vive conscientemente.
Não é mais dirigido, puxado para lá e para cá por forças inconscientes; você pode decidir o que quer fazer com as suas energias. 
Você é totalmente livre. Portanto, a mesma energia que se torna paixão é transformada em compaixão.
Paixão é luxuria, compaixão é amor. Paixão é desejo, compaixão é ausência de desejo. Paixão é ganância, compaixão é compartilhar. A paixão quer usar o outro como um meio, a compaixão respeita o outro como um fim em si mesmo.
A paixão mantém você preso à terra, ao lodo, e você nunca se torna um lotus. A compaixão faz de você um lotus. Você começa a se elevar acima do mundo lodoso dos desejos, da ganância, da raiva. A compaixão é a transformação das suas energias.
Normalmente você vive disperso, fragmentado. Um pouco de energia é absorvida pela sua raiva, outro tanto é absorvido pela sua ganância, outro tanto pela sua luxúria e assim por diante.
E existem tantos desejos à sua volta que você fica sem energia nenhuma; você acaba oco, vazio.
Lembre-se do que disse William Blake – há uma grande sabedoria nisto -; ele disse: “Energia é alegria”. Mas não lhe resta nenhuma energia; toda a sua energia vive descendo pelo ralo.
Quando todas essas energias não são mais desperdiçadas elas começam a encher o seu lago interior, o seu ser interior. Você fica repleto. Uma grande alegria brota em você.
Quando começa a transbordar, você se toma um Buda e passa a ser uma fonte inesgotável.
Só quando for um Buda você provará o que é a compaixão. A compaixão é um amor sereno – não frio, veja bem – sereno. É um compartilhar da sua alegria com toda a existência.
Você passa a ser uma bênção para si mesmo e uma bênção para toda a existência. Isso é compaixão. 
A paixão é uma maldição, a compaixão é uma bênção.
(Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário