quinta-feira, 7 de abril de 2016

Contando um conto



Houve certa vez um negociante rico e astuto que tirou férias próximo a uma pequena vila de pescadores.
Certa manhã, quando o sol já estava alto e os coqueiros balançavam suavemente na brisa, ele foi passear na praia quase deserta.
Lá pela metade da praia ele encontrou um pequeno barco de pesca e um velho pescador estava sentado em uma sombra desfrutando seu cigarro.
- Bom-dia, amigo. Como é que você não está lá pescando? A água parece perfeita para uma boa pesca, disse o negociante.
-Você é um homem do mar?, perguntou o simples pescador.
-Não, respondeu o negociante. Mas eu notei que todos os outros barcos estão fora, menos o seu.
O ancião então explicou:
-Não existem outros barcos aqui. Só eu pesco aqui. Eu pesco à noite. Agora, eu descanso aqui na brisa e na sombra.
-Mas se você saísse agora não apanharia mais peixes?
-Provavelmente, mas para quê?
-Bem, eu tenho certeza que você poderia vendê-los na praia turística logo ali, disse o negociante apontando para a vila vizinha.
-E então o quê?, perguntou o pescador.
- Bem, então você poderia comprar um motor para o seu barco e ir mais longe para águas realmente profundas e apanhar peixes ainda maiores.
-E daí, indagou novamente o humilde pescador.
-Bem, então você poderia comprar outro barco, empregar alguns destes jovens sem trabalho para pescar para você e ganhar ainda mais dinheiro!
-Para que? Disse o velho.
-Bem, com todo esse dinheiro você poderia construir a sua casa. Você poderia sentar-se, relaxar e desfrutar a vida com a mente em paz, respondeu o negociante.
-Obrigado por seu conselho, sorriu o pescador, mas é isso que eu estou fazendo agora.
O homem de negócios, humilhado, tocou suas palmas juntas e concordou balançando a cabeça.
Você já é a paz que você está buscando. Fique em silêncio e saiba disso.
(Mooji)

Nenhum comentário:

Postar um comentário