sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Consciência x condicionamento




Como podemos ser livres para olhar e aprender quando nossas mentes, desde o instante em que nascemos até o instante em que morremos, são moldadas por uma cultura particular, dentro dos padrões estreitos do ‘eu’?
Durante séculos temos sido condicionados pela nacionalidade, casta, classe, tradição, religião, língua, educação, literatura, arte, costumes, convenções, propaganda de todos os tipos, pressões econômicas, comida que comemos, clima em que vivemos, família, amigos, nossas experiências – toda influência que se possa imaginar – e portanto nossas respostas a cada problema estão condicionadas.
Você tem consciência de estar condicionado?
Esta é a primeira coisa que você deve perguntar a si mesmo, e não como se libertar do condicionamento. Pode ser que você nunca se liberte, e se você disser ‘Preciso me libertar’, poderá cair em outra armadilha de outra forma de condicionamento. 
Então, você tem consciência de estar condicionado? 
Você sabe que mesmo quando olha para uma árvore e diz: ‘Isto é um carvalho’, ou ‘Isto é uma figueira-brava’, o nome da árvore, que é conhecimento de botânica, já condicionou tanto a sua mente que a palavra o impede de realmente ver a árvore?
Para entrar em contato com a árvore você precisa colocar a mão nela,  e a palavra não o ajudará em nada.
(Krishnamurti)

Um comentário: