sexta-feira, 8 de julho de 2011

De onde vem a alegria


A alegria só pode brotar num espírito livre.
Ao olharmos uma criança pequena que tenha uma infância saudável, é comum vermos a alegria concretizada, através de duas qualidades: liberdade e inocência.
A liberdade é, portanto, muito importante para a existência da alegria. Mas, quando se pensa em liberdade, é comum se fazer uma única associação: ser livre é poder fazer tudo que se quer e na hora que se deseja.
A liberdade, aqui, tem um sentido diferente. Vai estar relacionada com um estado de equilíbrio interno, onde o indivíduo se permite sentir, não condenando seus sentimentos nem sua vida, mas procurando, sim, compreendê-los e expressá-los.
Ser livre para ser feliz é estar desvinculado de sentimentos de culpa, raiva, vergonha e medo. Por isso, a liberdade sempre deverá ser conquistada por cada um, a cada dia de sua vida. É uma aprendizagem constante que exigirá coragem e persistência.
Ser livre é exercer seu poder de escolha perante os fatos da vida, mas se reconhecendo responsável por seus atos e pelas conseqüências dos mesmos.
Se você deseja ser feliz, descubra, antes, a quantos "tem que” você atende, em seu dia-a-dia.
Você foge de alguma coisa? O que você não quer aceitar? Você alimenta algum rancor? Sente-se culpado de algo? Você dá mais importância ao que os outros pensam e esperam de você do que às suas próprias vontades e sentimentos? Como está seu relacionamento amoroso? E suas amizades? Você gosta de seu trabalho ou do que faz?
Lembre-se de que a felicidade precisa não só de saúde física, mas principalmente emocional e esta vai depender de quão livre você se permite ser, para conhecer e conquistar o seu caminho. Ele é único.
Lembre-se de que tudo à nossa volta pode estar em harmonia, mas a alegria só entrará em nossa vida com a nossa autorização.
(Elisabeth Salgado)

4 comentários:

  1. A alegria está dentro. Ninguém a traz de fora. Ela não vem de fora, ela é a sua natureza, ela é você!
    Que alegria traz um banho de chuva!!

    ResponderExcluir
  2. =)
    Nada melhor que uma criança para te mostrar como ser feliz...e como aproveitar um banho de chuva!

    ResponderExcluir
  3. Numa atitude tão simples, quanto temos a aprender!!
    Bjos querida Mayara.

    ResponderExcluir